BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 16:15

Andrea Mendes estudante do centro profissional de Variante. Teve  o seu primeiro e único filho no 12º ano de escolaridade, com 19 anos. Mas mesmo assim não abandonou os estudos.

Cláudia: Como é a sua vida de mãe e estudante ao mesmo tempo?
Andrea: A minha vida  é muito difícil. Tenho pouco tempo para os estudos. E com muitos problemas.

Cláudia: Quais são os problemas que já enfrentaste?
Andrea: Já enfrentei todos os tipos de problemas. O pai do meu filho não queria que estudasse. Ele queria que fosse trabalhar. Mas fui á escola mesmo assim. Com isso ele recusou pagar  jardim para a criança. Se o meu filho tiver doente não vou para à escola.

Cláudia: Como é que continuaste a estudar depois que o pai da criança recusou pagar jardim?
Andrea: Cada dia deixava o numa casa. Ou seja os vizinhos me ajudaram muito, eles cuidavam dele. Quando não encontrava ninguém que ficasse com ele, ficava em casa não ia para escola.

Cláudia: Como é que estudavas se  faltavas muitas aulas?
Andrea: As colegas me traziam cadernos para copiar as matérias. E as mesmas me explicavam .
Com tudo isso acabei por pensar em abandonar os estudos. Mas mudei de ideia.

Cláudia: O que lhe fez mudar de ideia?
Andrea: Não abandonei os estudos porque a professora de economia, e as colegas vieram me pedir para voltar e continuar os estudos.  Devido a estes e outros  problemas eu e o pai do meu filho acabamos por separar.

Cláudia: Sabendo que você estuda e não trabalha. Como fazes para sustentar o seu filho?
Andrea: Posso dizer que é a minha mãe e o meu padrasto que  sustenta ele. Porque o pai dele não o dá praticamente nada. Também sustento-o com o dinheiro que a minha irmã e o meu primo me dá. Quando o meu tio me da algum dinheiro para pagar os estudos, com o troco do mesmo, compro algo para ele.

Cláudia: Qual é a vantagem de ser mãe e estudante?
Andrea: Uma das grandes vantagens é que vais ter mais responsabilidade. Vais conhecer a vida de forma melhor, e sentir o amor de mãe.

Cláudia: Qual é a mensagem que deixas para os estudantes?
Andrea: Faço um apelo a todos, não tenham filhos agora. Porque quando estão a namorar tudo é um paraíso. Mas depois de engravidar tudo se torna um inferno. É muito mais fácil estudar sem filho do que com o mesmo.