BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Publicado por SAFENDEONLINE | 18:14
Devido a importância que se atribui a uma bandeira, enquanto Símbolo Nacional e um dos máximos de soberania de um País e de uma Nação, entendi ser pertinente compartilhar alguns conhecimentos que tenho em relação  a esse assunto, e se me permitem gostaria de mencionar um acontecimento que vivenciei e me fez pensar em escrever sobre a Bandeira Nacional da República de Cabo Verde, que é referenciado na Constituição da Republica de Cabo Verde em um dos seus artigos como um dos Símbolos Nacionais, sendo que o mesmo faz a discrição de como ela é constituído e quais os seus componentes.
Certo dia em Cabo Verde e particularmente na Cidade da Praia, viveu-se um momento de muita euforia e de muito sentido de Estado em torno da brilhante participação da Selecção Nacional de Futebol os “Tubarões Azul”, por ocasião da Copa Africana das Nações 2013 acontecimento esse que foi realizado na África do Sul.

Envolvido por este campo apaixonante de ressaltar as cores da Bandeira Nacional, me deixei levar pelo acontecimento e coloquei “a minha bandeira” afixado num ferro e numa vara de madeira ao alto da casa onde vivo, o que me obrigava a dispensar alguma manutenção para o mesmo quando este se encontrava enrolado e não “dançava ao vento” como o habitual. O que eu queria mesmo era partilhar ou fazer sentir esse sentimento a todos os que podiam observar o seu balanço solitário.
Porém, naquele belo dia ou feliz início de tarde, por volta do meio dia e meio, horário em que algumas crianças que se encontravam na estrada à caminho de suas casas e vestidas a rigor com o uniforme do Ensino Básico Integrado (EBI), começaram a chamar por mim. Uma delas me disse num tom familiar e muito entusiasmada, “ofereça-me o seu Tubarão Azul”, dei uma risada e pus me a pensar, sobre o que se passava em suas cabeças e da confusão que elas haviam feito em relação ao “nome de guerra”, que foi majestosamente atribuída à Selecção Nacional de Futebol, em relação à Bandeira Nacional da República de Cabo Verde.

A verdade era que havia uma certa dose de semelhança entre as “coisas”, o que não lhes deixava estar redondamente enganados, de uma certa forma a Seleção Nacional de Futebol “Tubarões Azul” e a República de Cabo Verde, coabitavam em comum o que de mais supremo há em representação a uma Nação e um Estado, a Bandeira que é um pano distintivo de uma Nação.   

Texto: Hélder Levy Cardoso